fbpx

Um novembro para celebrar a saúde dos homens

O prédio da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, tornou-se espaço de diversas atividades, neste mês de novembro, para promover a saúde masculina, a prevenção e a proteção dessa grande parcela da população brasileira.

Integrando a campanha do Novembro Azul, voltada a conscientizar e combater o câncer de próstata, a CVB-MG realizou ações também como debates, corte de barba e cabelo, spa, aferição de pressão arterial, além de um almoço especial na sede da instituição, no encerramento das atividades, nesta sexta-feira (29).

O trabalho, realizado em parceria pelos departamentos de Educação e Saúde e Ações Humanitárias, ajudou a levar mais informações acerca de uma doença que, no Brasil, é a segunda principal causa de câncer, estando atrás apenas do câncer de pele. É também uma doença que atinge principalmente a população idosa, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Para vencer a doença, que pode matar, é necessário vencer o preconceito e o costume social, arraigado, da população masculina em procurar menos os serviços de Saúde. Foi o que fez seu Toríbio Gonçalves, 65 anos, ambulante. Com o hábito de frequentar o médico constantemente, ele descobriu, ainda cedo, o início de um tumor na próstata. Realizou uma cirurgia a tempo, curou-se e hoje leva uma vida normal.

“Hoje ainda faço exames o tempo todo, me alimento bem, é o que mais importa para mim”, diz Toríbio, morador do bairro Itacolomi em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte. Na sua opinião, grande parte dos homens não age assim por descaso. “Já tive amigos que morreram por causa dessa doença.  A grande maioria vive uma vida inteira achando que não vai acontecer com eles”, afirma.

Assim como nos meses anteriores, e em campanhas como o setembro amarelo e outubro rosa, a CVB-MG também montou um varal de informações para o novembro azul, com dados, informações técnicas sobre o câncer de próstata, dúvidas mais comuns sobre a doença e suas respostas. A equipe da instituição também conversou com o público que passou pelo local, reforçando a importância da prevenção e da conscientização acerca desse tema.

Sede Estadual

Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro
Belo Horizonte (MG), Brasil
CEP: 30130-110

Contato

(31) 3239.4200
contato@cvbmg.org.br


preview
©2019 CVB-MG
Todos direitos reservados / Desenvolvido com ❤


Procurar no site