Cruz Vermelha Brasileira – Minas Gerais

Projeto De Repente Mãe

“A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”. ECA Art.7º

O Projeto De Repente Mãe tem como objetivo acolher e apoiar adolescentes que já são mães e grávidas do Programa Ação Jovem, considerando que a gravidez precoce traz mudanças significativas na vida destas jovens como, por exemplo, a evasão escolar, o trabalho, a família e principalmente o convívio social.

É necessário compreender as particularidades que cada adolescente traz consigo, para assim atender as necessidades apresentadas por elas.

O acolhimento é o ponto de partida para se estabelecer confiança e fortalecer os vínculos com as participantes do projeto, que em muitos casos se encontram em situação de isolamento social, pela falta de apoio da família e da sociedade.

O Projeto trabalhará a prevenção da ruptura de vínculos familiares após a notícia da gravidez, apoiando não só a adolescente, mas a família, trabalhando o empoderamento e autonomia das jovens para a experiência da maternidade.

Será estimulado o prosseguimento do processo formativo e escolar das jovens, buscando garantir uma melhoria na sua qualidade de vida.

O Projeto é direcionado para as adolescentes mães e grávidas do Programa Ação Jovem, com idade entre 15 e 18 anos, que residem em Belo Horizonte e região metropolitana, em situação de vulnerabilidade social e risco social.