Cruz Vermelha Brasileira – Minas Gerais

EARS

EARS – Emergência, Assistência, Resgate e Socorro.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais também conta com um grupo treinado de voluntários especializados em situações especiais de emergência, assistência, resgate e socorro (EARS).

A equipe já atuou em situações extremas, durante as chuvas na região serrana do Rio de Janeiro e interior de Minas Gerais em 2011 , também atuou no rompimento de barragem de mineração samarco no município de Mariana (MG) em 2015, e recentemente foi a primeira equipe externa a atuar no desastre na cidade de Brumadinho, também em Minas Gerais.

A equipe participa constantemente de treinamentos, cursos de atualização (mergulho, montanha, selva, altura, urbano) e possui conhecimentos nas áreas de resgate em ambientes remotos, resgate com transporte tácito, atendimento a múltiplas vítimas e acesso motorizado em regiões devastadas por catástrofes.

O EARS, vem desenvolvendo um trabalho contínuo de aprimoramento severo e qualificado, onde o todos seus integrantes recebem instruções e capacitação nas áreas diversas onde mais podem atuar com desempenho singular.

“A solidariedade é racional. Uma escolha absolutamente consciente, que precisa ser elaborada, encorajada e praticada. A mais bela faceta do amor ao próximo, a mais nobre expressão de humanidade.”