Cruz Vermelha Brasileira – Minas Gerais

CUIDADOR DE IDOSOS

O Curso de Cuidador de Idosos da Cruz Vermelha tem por finalidade dotar pessoas de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes, com vistas a promover integração do indivíduo ao mundo do trabalho. Conforme orienta a RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE MARÇO DE 2016.

O Curso é ofertado gratuitamente e de forma continuada a indivíduos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, que sem encontram em situação de desemprego.

COMO FUNCIONA?

O curso possui a duração de 200h/aula, com carga horária de 4h/dia. A equipe de profissionais é composta por coordenador enfermeiro, assistente social, psicólogo, educador físico, técnico em nutrição e teólogo/filosofo.

Serão realizadas aulas práticas em bonecos que se encontram no laboratório, e posteriormente os alunos farão o estagio supervisionado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos em parceria com a Cruz Vermelha.

PARA SE INSCREVER

  • Ter idade acima de 18 anos até 59 anos de idade.
  • Possuir a escolaridade mínima e máxima do Ensino Médio completo (nao podem participar pessoas que concluiram ensino técnico ou superior).
  • A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo candidato na Cruz Vermelha – MG
  • A inscrição não é garantia de participação no curso
  • A documentação a ser entregue é referente ao candidato(a) e seu grupo familiar, ou seja, somente as pessoas que moram na mesma casa com ele(a).
  • Não será avaliado o processo que estiver com documentação incompleta.
  • Retire todas as cópias (xerox) solicitadas, separadamente, de cada pessoa.
  • Os documentos entregues ao Serviço Social não serão em hipótese alguma devolvidos ao candidato e seus familiares.
  • A Inscrição é realizada presencialmente, de segunda a sexta-feira, na sede da Cruz Vermelha, no horário de 13h às 17h.

DOCUMENTOS PARA ENTREVISTA SOCIOECONÔMICA

  • Duas Fotos ¾ do candidato;
  • Histórico escolar do Candidato;
  • Carteira de Identidade e CPF do candidato e de todos os membros da família (que moram na mesma casa) (Xerox);
  • Certidão de casamento ou união estável do candidato;
  • Carteira de Trabalho do candidato e de todos os familiares maiores de 15 anos (Xerox das páginas da foto, qualificação; civil, último contrato de trabalho e a seguinte em branco, e última alteração salarial);
  • É necessário a apresentação das Carteiras de Trabalho originais, de todos os membros da família acima de 15 anos que residam no domicílio familiar, estando ou não trabalhando;
  • Certidão de nascimento das crianças menores de 15 anos (xerox);
  • Os três últimos contracheques (xerox) ou declaração da empresa empregadora (original) que conste o valor bruto do rendimento mensal de todas pessoas que trabalham de carteira assinada (que moram na mesma casa do candidato);
  • Para os autônomos e prestadores de serviços, recibo de pagamento de Autônomo (RPA) dos 3 (três) últimos meses;
  • Para os que estão desempregados (que moram na mesma casa do candidato), declaração escrita a próprio punho informando que não possuem renda (veja exemplo no final deste folheto);
  • Taxistas, declaração do sindicato ou cooperativa (BHTrans) informando renda mensal;
  • Para os que estão aposentados, recebem pensão ou auxilio doença: recibo emitido pelo INSS ou retirado pelo site da Previdência Social: http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml . Não serve extrato bancário;
  • Pessoa que trabalha sem carteira assinada “bico” que moram na mesma casa do candidato: declaração escrita próprio punho, devidamente datada e assinada pelo declarante, em que se especifiquem: a atividade exercida, o local onde ela é exercida e a renda bruta mensal (veja exemplo no final);
  • Comprovante de recebimento Bolsa Família/Bolsa Escola e Prestação Continuada (xerox);

 

MODELO DE DECLARAÇÕES

EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE AUTÔNOMO (A) :

DECLARAÇÃO:
Eu, (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (*****) nº (00) Bairro (********), declaro para os devidos fins que trabalho como autônomo (descrever atividade) com renda mensal de R$:000,00. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.
Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)
(Assinatura do declarante)

EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE DESEMPREGADO (A) :

DECLARAÇÃO:
Eu, (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (*****) nº (00) Bairro (********), declaro para os devidos fins que no momento me encontro desempregado e sem nenhuma renda. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.
Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)
(Assinatura do declarante)

EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO OU NÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA :

DECLARAÇÃO:
Eu , (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (*****) nº (00) Bairro (******), declaro para os devidos fins que não recebo pensão alimentícia para os meus filhos. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.
Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)
(Assinatura do declarante)

EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE IMÓVEL QUE NÃO POSSUI DOCUMENTAÇÃO (CEDIDA / HERDADA / PRÓPRIA) :

DECLARAÇÃO:
Eu , (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (rua) nº (00) Bairro (******), declaro para os devidos fins que moro em imóvel cedido e não possuo documentos da mesma. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.
Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)
(Assinatura do declarante)


CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD