Cruz Vermelha Brasileira – Minas Gerais

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

Atendimento Psicossocial em Emergências/Desastres – O atendimento humanitário, em situações de emergências e desastres, envolve muito mais do que o resgate das vítimas, o serviço de saúde, a entrega de doações ou proteção física populações atingidas.

A prática da psicologia na área de emergências e desastres tem de ser desmistificada. Muitos acreditam que o papel do psicólogo em situação de desastre é uma escuta clínica tradicional em um período de curto tempo, mas o que acontece é um trabalho interdisciplinar – com enfermeiros, bombeiros, assistentes sociais, etc. – que busca possibilitar um ambiente para a reestruturação da comunidade atingida.

A abordagem psicossocial frente a essa demanda no auxílio das emergências e desastres tem como objetivo fundamental evitar mais danos e tentar voltar à comunidade atingida para uma normalidade de funcionamento. E é com o propósito de ajudar pessoas que estão comprometidas com essas situações que surgiu uma nova área na psicologia denominada Psicologia nas Emergências e nos Desastres.