CONHEÇA-NOS

A Cruz Vermelha Brasileira – Minas Gerais (CVB-MG) é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública, com a missão de atenuar o sofrimento humano, de forma imparcial e independente, sendo auxiliar dos poderes públicos e atuando em favor das populações em situação de vulnerabilidade.

cursos

A CVB-MG oferece diversos cursos de capacitação, como:

  • Primeiros Socorros – Módulo I
  • Primeiros Socorros – Módulo II
  • Simulado em Primeiros Socorros
  • STAR – Acidente Aéreo
  • Atendimento Psicossocial
  • Lei Lucas
  • Cuidador de Idosos

Entre em contato conosco para saber mais informações.

PARCEIROS

app cvb

O aplicativo oficial de Primeiros Socorros lhe dá acesso imediato às informações que você precisa saber para lidar com as emergências de primeiros socorros mais comuns. Com vídeos, testes interativos e tutoriais simples, nunca foi tão fácil aprender primeiros socorros.

aÇÃO JOVEM

O programa Ação Jovem oferece formação cidadã e profissional a adolescentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade ou risco social. Após o curso, os jovens podem ser encaminhados ao mercado de trabalho por meio da parceria com instituições e empresas parceiras, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Com mais de 40 anos de atividades, o programa é uma das iniciativas mais antigas de qualificação profissional da juventude no estado e envolve, atualmente, cerca de 500 jovens vivendo a experiência do primeiro emprego. O objetivo é promover o protagonismo juvenil, a cidadania e o desenvolvimento social dos adolescentes e suas famílias.

Dessa forma, o programa Ação Jovem atende ao princípio de humanidade da Cruz Vermelha, fortalecendo os laços comunitários e familiares, o bem estar social e o desenvolvimento de toda a sociedade.

O Programa Ação Jovem é desenvolvido pelo Centro de Apoio ao Adolescente da CVB-MG, que reúne uma equipe de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais que acompanham os adolescentes e seus pais em encontros e atividades permanentes ao longo do ano.

Além da qualificação profissional, os cursos de formação dos jovens envolvem temas como os princípios humanitários da Cruz Vermelha, promoção da saúde, direitos humanos, inclusão digital, meio ambiente, ética, língua portuguesa e cidadania. Alguns jovens também se tornam, mais tarde, voluntários da instituição em suas outras atividades humanitárias.

Os adolescentes que são encaminhados para o trabalho podem atuar na categoria de Jovem Trabalhador ou Aprendiz, de acordo com os termos da lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.

As inscrições para participar do programa acontecem durante o ano inteiro, em datas divulgadas pela CVB-MG no seu website e também nas redes sociais.

Podem participar adolescentes de ambos os sexos com idade mínima de 15 anos e máxima de 16 anos e 5 meses, que morem na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Escolaridade exigida: Cursando a partir do nono ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental (Ultimo ano do ensino fundamental).

É necessário apresentar os seguintes documentos:

• Carteira de Identidade (original ou protocolo);
• CPF (original ou protocolo);
• Declaração escolar original, recente e sem rasura.

Primeiramente, o adolescente realiza a sua inscrição na data divulgada. Em seguida, será feita seleção com base em critérios socioeconômicos e psicológicos, pela equipe da Cruz Vermelha.

Aqueles que forem selecionados farão o curso de formação e qualificação profissional. Ao final do curso, os adolescentes passam a integrar o banco de jovens profissionais da Cruz Vermelha e podem ser indicados para o trabalho em instituições ou empresas parceiras.

Os adolescentes do Programa Ação Jovem e seus familiares também participam dos seguintes programas de acompanhamento e assistência social.

seja voluntário/A

Faça parte da Cruz Vermelha, a maior entidade de ajuda humanitária do mundo. Entre em contato conosco e participe!

Baseado em princípios como a solidariedade, caridade, ética e amor ao próximo, o voluntário se volta ao bem social e tem a necessidade de restaurar sua sociedade e exercer sua cidadania!

Em parceria com o Cedec-MG, a CVB-MG também recebe, acondiciona e distribui doações recebidas de empresas, instituições e da população em geral, em especial roupas, calçados, cobertores e colchões.

Entre os beneficiários desse trabalho estão moradores de comunidades vulneráveis, a população de áreas de risco e famílias atingidas pela chuva, seca, catástrofes naturais, acidentes e outros eventos de grande impacto.

fale conosco

Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro, BH - MG

Fale Conosco

©2020 CVB-MG – Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Info C3.