Cruz Vermelha Brasileira – Minas Gerais

Cruz Vermelha realiza treinamento na área psicossocial com profissionais de Santa Maria de Itabira (MG)

Neste domingo (28) a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais voltou à cidade de Santa Maria de Itabira, a 102 quilômetros de Belo Horizonte, que enfrentou emergência humanitária após as fortes chuvas, deslizamentos e alagamentos do último fim de semana. A tragédia deixou seis mortos e centenas de famílias desalojadas, que precisaram do apoio dos órgãos de defesa e assistência. A CVB-MG atuou na resposta imediata com a doação de mais de 400 cestas básicas, materiais de limpeza, higiene pessoal e colchões para os abrigos municipais improvisados.

Desta vez, a instituição foi à para debater e colaborar no planejamento no atendimento psicossocial da comunidade após o evento traumático das últimas tempestades. O psicólogo e conselheiro estadual da CVB-MG, Bernardo Dolabella participou de ação em conjunto com o Conselho Regional de Psicologia (CRP), para o treinamento de cerca de 15 profissionais do município das áreas da psicologia, saúde e assistência social. Segundo Dolabella, o objetivo é pensar ações voltadas ao acolhimento psicossocial, em caráter de continuidade, para o acompanhamento das comunidades afetadas pelas chuvas, na retomada e reconstrução de seus cotidianos.


A CVB-MG vem construindo, junto às demais partes da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, ações estratégicas na área do acolhimento psicossocial, com a atuação de profissionais da área, metodologias de escuta, diagnóstico e suporte às populações que enfrentaram situações de desastres, eventos de grande impacto, situações de pressão, vulnerabilidade ou trauma. Durante a pandemia da Covid-19, a CVB-MG lançou ação emergencial de escuta psicológica para profissionais de saúde ou da linha de frente do combate ao vírus, que precisassem desse acolhimento especializado.

Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, a Cruz Vermelha também levou uma equipe de assistentes sociais e psicólogos para o contato direto com a população de Santa Maria de Itabira, atuando na triagem social e organização da entrega das doações de urgência a esse público. Neste domingo, além do treinamento das equipes locais, a CVB-MG se reuniu com autoridades das secretarias municipais de saúde, assistência social e defesa civil.

PALAVRAS-CHAVE

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email