Cruz Vermelha Brasileira – Minas Gerais

Grupo Aconchego, da terceira idade, realiza encontros online

Saudade é uma palavra preciosa. Guardada com cuidado, dentro de casa, pra muitos e muitas que estão vivendo esse período de distanciamento com a pandemia da Covid-19 sem poder trocar um abraço com quem se gosta. Na sede da Cruz Vermelha, em Minas Gerais, a saudade é grande do Grupo Aconchego de Convivência da Terceira Idade, que ocupava o prédio com aproximadamente 70 idosos e idosas, todas as semanas. São pessoas com origens diversas, em situação de vulnerabilidade, abandono ou risco social.

Para manter os vínculos, o atendimento psicossocial e a assistência ao grupo, a equipe da Cruz Vermelha tem realizado reuniões virtuais, com uso das plataformas digitais. Para isso, foi criado primeiramente um grupo pelo Whatsapp e é realizado o monitoramento semanal das idosas e idosos também pelo telefone. Aos poucos, a equipe de assistentes sociais e psicólogas da CVB-MG foi instruindo o grupo para os encontros virtuais ao vivo. No primeiro deles, a felicidade e a emoção de se ver, depois de tanto tempo, transbordaram na tela.

Segundo a participante Luzia da Conceição, o uso da plataforma não foi difícil “Achei ótimo, a gente está sempre aprendendo alguma coisa. Eu sinto muita falta de todo mundo da Cruz Vermelha, de todo o bem que vocês fazem pra gente”, declarou. Além dos contatos e dos encontros, o grupo tem recebido atividades em casa, para serem realizadas durante o período de distanciamento. A CVB-MG também tem mantido contato com outros públicos, por meio remoto, como os adolescentes do programa Ação Jovem e interessados no Curso de Cuidador de Idosos.


PALAVRAS-CHAVE

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email